Quando devo trocar a areia do filtro da minha piscina?

A Filtratemp tem um serviço completo de troca de areia, a capacidade de filtração original de seu filtro é recuperada.

A areia do filtro é um dos elementos filtrantes mais utilizados e um dos componentes fundamentais para a limpeza da piscina. A bomba e o filtro juntos são responsáveis por 80% do tratamento da água.

A areia retém as impurezas que ficam retidos nos grãos quando a água que passa por ela. Claro que, para que o filtro continue apresentando eficiência, é necessário realizar a manutenção do equipamento periodicamente.

Quando a areia fica velha, dificilmente você vai conseguir uma água totalmente límpida e brilhante. Devido à baixa capacidade de retenção dos sólidos em suspensão, a areia do filtro com mais de três anos acaba deixando a piscina turva, com um aspecto leitoso.

Então como saber se preciso trocar a areia do filtro?

A Filtratemp tem uma recomendação padrão, devemos mudar a areia entre os 3 e 5 anos de utilização da piscina.

Também é importante saber que não vale a pena trocar a areia com muita frequência se estiver tudo funcionando corretamente.

Normalmente ao fim de 2-3 anos é necessário repor o nível correto de areia usando areia com a mesma granulometria.

Temos também um teste simples para avaliar se está na hora de mudar:

Tem dificuldade em manter a sua água com uma boa qualidade, apesar de a água estar quimicamente equilibrada e respeitar o período de filtração?

Olhe para a campânula transparente do seu filtro (se existente), verifica alguns depósitos de calcário? Se sim, então é com certeza altura de trocar a sua areia.

Abra o filtro e mergulhe a sua mão na areia, o que sente?

Se a areia flui nos seus dedos e não está compactada? então está boa e não precisa realizar a troca;

E se a areia tem blocos duros? então está na hora de trocar;

Areia tem desaparecido do seu filtro?  encontrou areia do filtro na piscina? se sim, isto significa que tem um problema nas crepinas (coletores) do filtro. Para resolver este problema tem obrigatoriamente de retirar toda a areia porque as crepinas estão situadas no fundo do filtro.

E agora, como eu devo realizar a troca?

Recomendamos a realização da troca de areia por uma empresa especializada como a Filtratemp, prestamos o serviço completo com o fornecimento da areia de acordo com a recomendação do fabricante do seu filtro e também com o procedimento correto para remoção e limpeza.

Serviço de troca de areia completo Filtratemp com as seguintes etapas:

– Desmontagem do corpo do filtro e válvula seletora;

– Retirada da areia velha para o descarte correto;

– Revisão na válvula seletora;

– Verificação minuciosa da estrutura interna do filtro, do distribuidor de crepina, extensões drenantes e terminais drenantes;

– Colocação da areia nova de acordo com a recomendação do fabricante;

– Montagem de corpo do filtro e válvula seletora;

– Troca da junta para a correta vedação do filtro;

– Reparos e troca de peças danificadas;

– Testes de estanqueidade e funcionamento do filtro;

– Limpeza final;

– Destinação adequada da areia removida.

Troca de areia Filtratemp
Troca de areia Filtratemp

A Filtratemp recomenda também o uso da Zeólita, um elemento filtrante que tem 8x mais retenção que a areia.

A Zeólita é um elemento filtrante poroso que temos disponíveis nos produtos da Filtratemp da marca Nautilus, extraído de rochas vulcânicas, que substitui com vantagens a areia nos filtros de piscinas e possui grande capacidade de retenção de sólidos. É inovador, ecologicamente correto e mais eficaz que os meios filtrantes convencionais, sua estrutura porosa absorve muito mais partículas de sujeira e proporciona um resultado mais eficiente na filtração quando comparado à areia, cerca de 8 vezes mais retenção de sólidos.

Vantagens Zeólita Nautilus

Além de reter mais partículas é altamente eficiente na retenção de partículas menores, a areia retém partículas de 20 micra, enquanto a zeólita retém partículas de até 5 micra, ou seja, é muito mais eficiente no processo da filtração. Deve ser utilizada como elemento filtrante inserido no interior do tanque do filtro e tem o objetivo de retirar os sólidos em suspensão da água bem como as partículas de sujeira.